domingo, 9 de agosto de 2020

Análise sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na realidade do personagem de "It's Okay To Not Be Okay"

Texto por: Ana Karine e a Neuropsicopedagoga Conceição Figueiredo.


Sem brincadeiras, agora o assunto é sério! O K-Drama mais queridinho das dorameiras infelizmente chegou ao fim. Se a gente amou e chorou? É claro que sim! Como não chorar com essa história que nos comoveu do início ao fim?!

 

Com grande pesar venho anunciar que meu velório será às 14:00 horas de hoje, no cemitério Santa Luzia. A causa da morte foi o final de "It's Okay, To Not Be Okay". 😂😂😂 O que foi esse dorama Brasil?!


It's Okay, To Not Be Okay foi chegando e arregaçando nossos corações. Aquela "pegada" dark e suas referências aos desenhos de Tim Bourton, foram de tirar o folego. Mas, o que realmente chamou a atenção da nação dorameira, foi a forma sensível e tão "pé no chão" que mostraram um certo personagem, que foi chegando aos poucos e no final conseguiu ficar "pau-a-pau" com o casal principal...


Isso mesmo, estamos falando do personagem Moon Sang-tae (interpretado pelo ator Oh Jung-se). Sua atuação realista vem conquistando cada vez mais os telespectadores. 


Sang-tae conseguiu interpretar de forma precisa e envolvente a realidade de um portador de TEA. Para quem ainda não sabe, irei falar a seguir...


TEA mais conhecida como Transtorno do Espectro Autista, engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, todas relacionadas com dificuldade no relacionamento social.


O TEA possui três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.


De acordo com o quadro clinico, o TEA pode ser classificado em de três formas:


Autismo clássico: Grau de comprometimento pode variar de muito. De maneira geral, os indivíduos são voltados para si mesmos, não estabelecem contato visual com as pessoas nem com o ambiente; conseguem falar, mas não usam a fala como ferramenta de comunicação. Embora possam entender enunciados simples, têm dificuldade de compreensão e apreendem apenas o sentido literal das palavras. Não compreendem metáforas nem o duplo sentido. Nas formas mais graves, demonstram ausência completa de qualquer contato interpessoal. São crianças isoladas, que não aprendem a falar, não olham para as outras pessoas nos olhos, não retribuem sorrisos, repetem movimentos estereotipados, sem muito significado ou ficam girando ao redor de si mesmas e apresentam deficiência mental importante;


Autismo de alto desempenho (também chamado de síndrome de Asperger): Os portadores apresentam as mesmas dificuldades dos outros autistas, mas numa medida bem reduzida. São verbais e inteligentes. Tão inteligentes que chegam a ser confundidos com gênios, porque são imbatíveis nas áreas do conhecimento em que se especializam. Quanto menor a dificuldade de interação social, mais eles conseguem levar vida próxima à normal

Esse é muito parecido com o Transtorno apresentado pelo personagem Gang Tae, no drama "It's Okay, To Not Be Okay".


Distúrbio global do desenvolvimento sem outra especificação (DGD-SOE): Os indivíduos são considerados dentro do espectro do autismo (dificuldade de comunicação e de interação social), mas os sintomas não são suficientes para incluí-los em nenhuma das categorias específicas do transtorno, o que torna o diagnóstico muito mais difícil.


CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEA & SANG TAE


Se analisarmos do ponto de vista da psicologia, o personagem "Sang-tae" possui o autismo de alto desempenho, uma vez que, apresenta um alto índice de inteligência e entendimento sobre as situações que vivencia diariamente. 


Sua habilidade ao de compreender os sentimentos e expressões, bem como o talento para as ilustrações são os maiores destaques na história. 


Para quem acompanhou toda a trajetória do personagem, deve ter reparado que Sang-tae apresenta alguns dos comportamentos característicos do TEA, são eles:


- Crises e dificuldade para lidar com situações ou mudança de planos.



- Autoagressão: ou seja, quando ocorre uma situação que o deixa enraivecido ou ansioso, ele machuca as mãos ou bate a cabeça na parede.


- Hiperfoco: ele concentra-se intensamente em algo que está vendo ou fazendo, dependendo de seu interesse. Tipo, os desenhos que ele concentra sua total atenção e até aprende com facilidade podendo até decorar as falas!




- Sinceridade: eles falam o que realmente pensam. Independente se irá magoar a outra pessoa. Exemplo disso, foi uma cena do episódio 11 em que Sang-tae declara para todos no Centro "OK" que o Gang-tae queria que ele estivesse morto.




- Inflexibilidade: Eles não mudam de opinião, muito menos quando tentam persuadi-los. Em vários episódios, o melhor amigo do Gang-tae tentou por várias vezes  tenta "mudar" a opinião do Sang-tae sobre algo. Entretanto, ele não dava o "braço a torcer"!



Importante salientar que, cada pessoa é diferente, e podem manifestar características diferentes, não se pode generalizá-las, pois, cada um apresenta uma diversidade no espectro. 


Enfim, só posso salientar que esse dorama foi e sempre será um tapa na cara da sociedade, uma vez que, nos faz refletir e ter um olhar holístico e sensível em relação ao outro e a si mesmo.


Segue um vídeo em que fazemos a correlação entre o transtorno e o Sang Tae, bora conferir abaixo?



E você, o que realmente é ser normal para você? It's Okay To Not Be Okay esta disponível na Netflix e no DramaFansubs. Se quiser conhecer o trabalho da Conceição Figueiredo é só clicar aqui.


“Está tudo bem não estar bem!”

3 comentários:

  1. Quando você ver uma pessoa no meio de milhares buscar/informa- se sobre o Autismo (TEA), é uma das coisas mais lindas de ver. Vi isso em você. Seu AMOR por esse dorama trouxe um grande aprendizado não só para você sobre o Autismo mas para muitos que acompanham seu trabalho nas seus canais de informação de doramas. Acredito que muitos aprenderam através dos seus comentários e postagens.Continue assim mostrando que os doramas não são apenas rostinhos é corpinhos bonitos dos personagens. Mas SIM que podem trazer muitos APRENDIZADOS para a vida! PARABENS!!!����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas belas palavras e pelo aprendizado que você nos proporcionou com o seu conhecimento sobre o universo do TEA! Foi de grande valia para mim e todas as dorameiras que estão acompanhando o blog. bjs

      Excluir